quinta-feira, 19 de março de 2009

Hoje é o dia do Transplante do Lucca!

Daqui a pouco, às 10h30 da manhã, Lucca começará a receber o transplante das células-tronco hematopoéticas (TCPH ou TMO), provenientes do sangue do cordão umbilical de uma garotinha norte-americana que nasceu há quatro anos.

Por mais diferente, incrível e incompreensível que possa parecer, a verdade é que, graças aos milagres da natureza humana e da medicina, esse tipo de transplante difere dos demais porque não envolverá nenhum processo cirúrgico, nenhum corte, sedação, ou coisa que o valha.

Assim como Lucca tem passado os últimos dias, ele permanecerá no quarto que ocupa na Unidade de Transplante de Medula (UTMO) do Einstein e, no horário marcado -- sob a coordenação de Dr Nelson Hamerschlak e sua equipe, e com o acompanhamento do time que integra o Banco de Sangue do hospital coordenado pela Dra Andreza Feitosa Ribeiro -- será acionada a bomba de infusão que permitirá que as células do cordão coletadas entrem na corrente sanguínea do Lucca pelo catéter que lhe foi instalado no peito, no dia em que deu entrada no hospital, há dez dias.

Uma vez na corrente sanguínea, essas células têm a capacidade de migrar para dentro dos ossos dele (não me perguntem como, mas elas fazem isso!) para se tornarem células de medula óssea e, depois, por sua vez, se transformarem em células de sangue. Isso é o que, de uma forma muito leiga, pode-se explicar o que chamamos de 'pega das células' -- quando as células de cordão infundidas passarem a se replicar dentro do organismo do Lucca, dando origem a novas células de sangue (que substituam as que foram destruídas com os medicamentos quimioterápicos e imunoterápicos).

Não se pode precisar quanto tempo levará esse processo. Mas, será o necessário, nem mais nem menos, tenho certeza!

Também é difícil prever antecipadamente quais mais reações adversas Lucca sofrerá ainda em decorrência da quimio realizada. São esperadas, podem ocorrer, mas serão as menores possíveis, acredito muito nisso.

Passei boa parte do dia de ontem me perguntando o porquê dessa minha certeza toda...

Há todo um apanhado de evidências técnico-cientifícas que apontam nessa direção, tais como a identificação da doença em fase tão precoce; a localização de um cordão umbilical com índice tão satisfatório de compatilidade; a ausência de sintomas, processos degenerativos e/ou sequelas da adreno; a condição geral de saúde do Lucca, a grande experiência dos profissionais médicos que acompanham o Lucca desde o início (em especial Dr Fernando Kok, Dr Durval Damiani e o próprio Dr Nelson); a qualidade do hospital que tive a oportunidade de oferecer ao Lucca para ser palco desse procedimento.

Mas há, além de tudo, alguns fatores sublimes que pouco ou nada consegue explicar nossa vã filosofia.... A verdade é que essa é uma história cheia do que muitos chamariam de sorte ou coincidência. E que eu prefiro chamar de "presente de Deus" e de "resultado da ação de anjinhos da guarda poderosíssimos que cuidam muito muito do meu filhote". Bom, se há mais porquês?

=> Porque meu fiel São Judas, a doce Virgem Maria, Dr Newton e uma falange sem tamanho carregam o Lucca no colo;
=> Porque o Lucca é um guerreiro!
=> Porque o Lucca merece tudo de melhor!
=> Pelo amor incondicional que toda a família tem por ele.
=> E pela linda corrente do bem que formou ao seu redor. Porque amor assim, desprendido e verdadeiro, como o que meu filho tem recebido de tanta gente bacana (através de palavras, gestos, beijos, preces, pensamentos positivos, e de uma torcida sem fim).... nossa, esse ainda é um remédio poderosíssimo que nenhum laboratório ou pesquisador conseguiu sintetizar!

Enfim o Dia D chegou.
Obrigada por nunca terem me deixado desacreditar de que esse dia 19 de março de 2009 será o primeiro de muitos outros de felicidade e plena saúde que Lucca gozará!

7 comentários:

Anônimo disse...

Lu,

Eu e o Danilo estamos aqui torcendo pelo Lucca! Tenho certeza
de que este é um grande passo rumo a recuperação dele. Estamos com você todos os dias em pensamento e nem conseguimos imaginar totalmente o que está sendo esta luta. Sua fé e determinação é muito grande e a nossa também. Pode contar conosco.

Beijos para você e toda a sua família.

Regiane e Danilo

Dra.Abelhinha disse...

Oi Lu...passando pra te deixar um abraço, hoje é um dia difícil...

AGUARDE.. E CONFIE!! SEMPRE...

independente de religião, mantenha a calma... a serenidade a ESPERANÇA... você é FORTE !! a tua FÉ te sustenta...

estamos na torcida... logo...logo... tudo isso vai passar...

DEUS TE ABENÇOE... AO LUCCA... A SUA FAMÍLIA... IMENSAMENTE...

CONTA COMIGO... SEMPRE !!
em breve sei que estarei ahí pessoalmente te dando esse abraço.

Camila Della Negra disse...

Luciana, eu nem te conheço, mas fiquei sabendo do caso do Lucca pela Deborah Gelwan. Estou torcendo MUITO por vocês. Deus e todos os médicos do plano espiritual estrão ao lado dele nesse momento, com certeza.

Muita sorte!

Camila

Tatiane Minharro disse...

Ai que agonia Lu... escreve logo aki...
Quero saber notícias, to ansiosa, mas não quero atrapalhar vcs ligando toda hora...
bjs

Lux disse...

Luciana,
não te conheço, mas soube de vocês pela Fabiana Bernardi e queria dizer que rezei por voces, que me emocionei com o blog e de ver como voce e o Lucca são fortes, grandes guerreiros e pode ter certeza de que logo tudo isso passará.
Fiquei mais feliz ainda e confiante ao ver que o pequeno Lucca está sendo cuidado pelo Dr. Nelson, que cuidou de uma amiga minha, Myriam Fogaça. Ele é um anjo. Aliás, foi com a camera que ela o presenteou que ele ganhou um concurso fotográfico.
Abraços, muita fé e força...
Luciana
www.mamalux.blogspot.com

Anônimo disse...

Luciana,
Feliz daquele que crer e confia no SENHOR, como você o faz. Somente Ele nos dá coragem, fortaleza e força para momentos, inexplicavelmente, difíceis como este. Passe ao Lucca esta tua fé e esperança no Senhor, para que ele passe mais facilmente por estes momentos delicados e,muitas vezes,incompreensíveis. Fiquem, sempre, com DEUS. Tenho certeza de que tudo dará certo e pedirei, em minhas orações, por vocês. Hoje é o dia de SÃO JOSÉ, pai terrestre de Nosso Senhor JESUS CRISTO, peça a ele também esta graça. Um forte abraço,
Nydia de Lucca

Unknown disse...

Luciana,

Esse DEUS é maravilhoso!!!! Ele é fiel!!Confie sempre!!!
Continuo orando pelo Lucca na certeza que ele em breve estará de volta ao nosso convívio.
O Henrique chegou hoje em casa muito feliz dizendo: "Mãe, pai, hoje o meu amigo Lucca foi operado as 10:30 da manhã,já deu tudo certo!(Notícia dada por sua mãe - maravilhosa!!!)Preciso agora comprar um presente pra ele e levar lá no hospital.Você compra pai?"
Diz pra ele da preocupação e saudade do amigo, tá?
A vitória chegou minha amiga!! Graças a DEUS.
Um grande beijo
Claudia Vianna