quinta-feira, 12 de março de 2009

Avaliação multidisciplinar

Pelo terceiro dia consecutivo, a equipe de dentistas que integram e apóaim o time do Dr Nelson Hamerschlak esteve aqui no quarto para avaliar e aplicar na boquinha do Lucca um tratamento preventivo à base de laser. O objetivo é proteger os tecidos epiteliais que há nessa região e ficam muito sensíveis nesse momento.

Segundo o protocolo clínico da Unidade de Transplante de Medula Óssea do Eisntein (UTMO), pacientes submetidos a quimioterapia e a transplante de medula óssea (bem como os que devem passar por radioterapia nas regiões da cabeça e pescoço -- esse não é o caso do Lucca) devem ser avaliados e acompanhados por uma equipe multidisciplinar que inclua o cirurgião-dentista. Essa avaliação deve ser feita desde antes de o paciente iniciar o procedimento de infusão da quimioterapia, visando prepará-lo para o tratamento (que é bastante agressivo) e ainda para identificar e tratar as alterações de forma precoce, durante e após o tratamento quimioterápico e o transplante em si.

Atendendo ao protocolo, Lucca passou por uma avaliação antes de ser internado, onde buscou-se identificar o risco de infecções locais e/ou sistêmicas, e foram tomadas medidas necessárias para diminuir ao máximo as chances de complicações bucais que possam vir a interferir na qualidade de vida dele.

Durante os dias de internação, a equipe de Saúde Bucal tem o papel de fazer o diagnóstico precoce de problemas bucais e tratar essas complicações. Para isso, Lucca terá, até a alta médica, acompanhamentos diários das Dra Leticia, Fernanda ou Roberta, por cerca de 30 minutos, quando as cirurgiãs-dentistas atuam no controle da placa bacteriana, das doenças oportunistas de possíveis sangramentos na cavidade oral. Também aplicam na boquinha dele a laserterapia, com o objetivo de evitar e/ou minimizar o aparecimento da Mucosite Oral -- que é o aparecimento de ferimentos na boca, comumente decorrentes da ação das drogas quimioterápicas.

A quimioterapia age destruindo as células que se reproduzem rapidamente e há muitos desse tipo de células na região bucal. Como as drogas quimioterápicas são 'cegas', não sabem como diferenciar as células, acabam por destruir a todas, sem fazer distinção E feridas na boca são esperadas por conta disso.

Na fase pós-transplante, Lucca continuará a ser acompanhado pela equipe de Saúde Bucal da UTMO, seguindo o calendário abaixo:
- Primeira consulta: 15 dias após a alta;
- Segunda consulta: 1 mês após a alta;
- Terceira consulta: 2 meses após a alta;
- Quarta consulta: 3 meses após a alta.

Nenhum comentário: