quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Frequência urinária pode indicar problemas de saúde

Problemas relacionados ao trato urinário geralmente apresentam sintomas em estágio avançado. Como saber, então, se uma pessoa está fazendo xixi demais? “Adultos saudáveis urinam entre quatro e seis vezes ao dia, sendo que o volume pode variar de 700 ml a dois litros”, diz o doutor Paulo Campana, médico patologista do Centro de Diagnósticos Brasil(CDB), em São Paulo.

O especialista afirma que a análise da frequência, volume e cor da urina do paciente pode apontar para diagnósticos que incluem desde infecção e pedras nos rins, até a presença de tumores, falência dos rins e, inclusive, diabetes – já que o doente sente uma espécie de urgência urinária.

“Uma avaliação mais criteriosa do paciente contribuirá para um diagnóstico preciso. Há pacientes, por exemplo, com doença renal crônica e que apresentam sintomas não-específicos, como perda de apetite, sensação de cansaço, náuseas e até mesmo coceira generalizada. Outros sintomas já são mais assertivos, como dor nos flancos, inchaço das pernas e pés, ou ainda problemas urinários”, diz Campana.

O que é ‘xixi demais’?
“Quando o paciente elimina um volume de urina superior a dois litros por dia é necessário checar se ele não está ingerindo, proporcionalmente, muito líquido ou se está fazendo uso de diuréticos. Vale lembrar que o álcool e a cafeína também podem ter ação diurética. Outra possibilidade é acusar uma taxa elevada de açúcar no sangue, indicando o diabetes”, diz o médico.

Quando não se ingere maior quantidade de líquido, mas se sente uma vontade mais frequente de ir ao banheiro, a pessoa pode estar com a bexiga pressionada ou ainda irritada. Nesses casos, o diagnóstico mais comum de acordo com o doutor Paulo Campana é de infecção urinária. “Vale ressaltar que urinar pouco também pode levar a um diagnóstico de infecção. Em casos mais raros, entretanto, também pode indicar um tumor. Somente um diagnóstico detalhado poderá assegurar um tratamento adequado. Por isso, na presença dos sintomas descritos é sempre bom procurar um especialista”.

Nenhum comentário: