quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Atenção para a Fibrilação Atrial

Campanha promovida pela Sobrac e Biosense pretende conscientizar a população sobre o tipo mais comum de arritmia cardíaca, porém muitas vezes silenciosa

É com muito prazer que compartilho aqui uma iniciativa que trabalhei desde o início em seu desenvolimento e planejamento, em parceria com a Biosense Webster e a Sobrac. Trata-se do lançamento da Campanha pulsAção: sentindo o ritmo do seu coração, que acontece amanhã, 4 de agosto, no Vão Livre do MASP, na Avenida Paulista (São Paulo/SP). O objetivo principal é chamar a atenção e conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce e da adoção de tratamento adequado para a Fibrilação Atrial.

A fibrilação atrial, caracterizada pelo ritmo de batimento rápido e irregular dos átrios (câmaras superiores do coração), é o tipo de arritmia cardíaca sustentada mais comum nas consultas clínicas. A doença já afeta 2,5% da população mundial,o que equivale a cerca de 175 milhões de pessoas. Estima-se que até 10% das pessoas acima de 75 anos possuam a doença. Com o envelhecimento da população, espera-se um crescimento expressivo da fibrilação atrial no Brasil.

Dados da Sociedade Brasileira de Cardiologia mostram que cerca de um em cada 10 mil jovens normais tem fibrilação atrial. Nesses indivíduos, a doença é geralmente intermitente, mas pode se tornar crônica em 25% dos casos. Esta condição pode ser provocada por estresse, álcool e fumo.

“A fibrilação atrial, muitas vezes, é silenciosa mas pode gerar sérias consequências para o paciente, como o AVC e a insuficiência cardíaca”, explica o Dr. Guilherme Fenelon, presidente da Sobrac.

No evento de lançamento, a população será convidada a percorrer um pequeno circuito que começa com uma mini-palestra sobre a doença feita por médicos e enfermeiros da área de cardiologia. Nesse momento, será possíverl aprender a checar o próprio pulso -- uma forma simples de detecção da arritmia atrial. Em seguida, as pessoas assistirão a uma apresentação lúdica, na qual um percussionista vai ilustrar, com o uso de um instrumento musical de percussão, a diferença entre um ritmo cardíaco normal e o ritmo de um coração com fibrilação atrial. Esse será um bom exercício prático para ajudar a identificar e sentir como andam as batidas do coração. Imagens computadorizadas mostrarão como é o funcionamento de um coração normal e o de um coração que sofre de fibrilação atrial. Na etapa final, folders explicativos da campanha e da doença serão distribuídos para quem percorrer todo o circuito.

Para quem quiser conhecer mais sobre fibrilação atrial, suas formas de diagnóstico e tratamentos disponíveis no Brasil, basta acessar o hotsite www.ritmodocoracao.com.br.

Serviço
pulsAção: sentindo o ritmo do seu coração
Data: 4 de agosto
Horário: das 7 às 15 horas
Local: Vão Livre do MASP - Av. Paulista, 1578 - sentido Centro/Bairro
Mais informações: (11) 5543-1824 ou pelo hotsite www.ritmodocoracao.com.br


Sobre a Sobrac
Criada oficialmente em 1984, a Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas(Sobrac), antigo Departamento de Arritmias e Eletrofisiologia Clínica (DAEC), é uma entidade médica sem fins lucrativos, afiliada à Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC). Os objetivos da Sobrac são normatizar as atividades relacionadas às arritmias cardíacas no Brasil, promover o desenvolvimento científico e a valorização profissional da especialidade, além de orientar a população leiga a respeito dos problemas mais comuns ligados à arritmia cardíaca, por meio de campanhas educativas.

Sobre a Biosense Webster A Biosense Webster, Inc. foi pioneira em cateteres de eletrofisiologia de diagnósticos há mais de 30 anos e continua a liderar a indústria como um fornecedorinovador de ferramentas avançadas de diagnóstico, terapia e mapeamento. Como líder em sistemas de navegação e terapia de ablação, a tecnologia da Biosense Webster, Inc. inclui a maior base instalada de sistemas de navegação em todo o mundo em hospitais líderes e instituições de ensino. Com produtos próprios, como o Sistema de Navegação Cardíaca CARTO® 3, a empresa está mudando a maneira que eletrofisiologistas diagnosticam e tratam arritmias.No Brasil, os produtos Biosense Webster, Inc. são comercializados pela Johnson & Johnson Medical Brasil, uma divisão da Johnson & Johnson do Brasil Indústria e Comércio de Produtos para Saúde Ltda.

Nenhum comentário: