sábado, 11 de abril de 2009

Transplante de órgãos é o tema da próxima série especial do Fantástico

"Transplante, o dom da vida", que será comandada por Dráuzio Varella, estréia amanhã (12/4) na revista semanal eletrônica da TV Globo, logo após o programa Domingão do Faustão



Consagrado como formador de opinião e responsável por séries de grande sucesso já veiculadas no Fantástico, da TV Globo, o infectologista Drauzio Varella volta às telinhas amanhã, dia 12 de abril, comandando um novo especial: a série "Transplante, o dom da vida", que falará sobre transplantes de órgãos no Brasil e pretende levantar algumas discussões como os entraves para que esse procedimento aconteça no país e por que o Brasil registra uma média de 40 mil mortes por ano de pessoas que não conseguiram uma doação.

A história de dois brasileiros que estão à espera de um órgão (um aguarda um pulmão e o outro, um coração) há bastante tempo será o fio condutor dessa série. Durante seis meses, ambos gravaram usaram câmeras do programa para gravar uma espécie de diário sobre os dramas que têm vivido.

Esse é um tema que vem sendo estudado à fundo pelo Dr. Drauzio Varella há mais de um ano, dentro e fora do Brasil. Sua pesquisa incluiu viagens ao exterior, acompanhado do cinegrafista Fernando Calixto, para registrar como funciona o sistema de transplantes em diferentes países, em especial na Espanha -- hoje considerado exemplo de atendimento a pacientes que precisam desse tipo de doações.

No Brasil, São Paulo é o estado que mais realiza estes tipos de cirurgia. Em uma pesquisa local, 70% das pessoas abordadas disseram ser doadoras de órgãos. Por que tantas mortes, então? Dr. Drauzio Varella discutirá este cenário alarmante sob diferentes pontos de vista: o do paciente, o da família e também o do médico, quando tem de tomar medidas decisivas em um curto espaço de tempo.

"Transplante, o Dom da Vida" tem roteiro e edição de Eugênia Moreyra, edição de imagens de Giorgio de Luca, produção e reportagem de Luciana Osório e imagens de Fernando Calixto e Lúcio Rodrigues.




Acompanhe o programa Fantástico aos domingos, na TV Globo, ou então pela internet no endereço eletrônico http://fantastico.globo.com/

Um comentário:

Mário R. disse...

Juro, meu anjo, eu sou seu fã!!! Bjo, Má