segunda-feira, 18 de abril de 2011

Laboratório israelense promete vacina contra o câncer

O laboratório de biomedicina israelense Vacciguard foi ao mercado para informar que teria desenvolvido um sistema biotecnológico inovador que lhes permitiria produzir vacinas contra alguns dos tipos de doenças mais letais – do câncer ao CMV (citomegalovírus), à meningite tipo B e ao vírus do Nilo Ocidental.

"Nossa tecnologia consiste de transmissores próprios de peptídeos (compostos resultantes da união de dois ou mais aminoácidos), derivados de um elemento de proteína chamada Heat Shock Protein 60 (HSP60), que permite um método muito mais eficaz de combater bactérias e vírus”, promete o Dr. Anat Eitan, CEO do Vacciguard.

Segundo ele, essas novas vacinas utilizariam antígenos específicos (proteínas descobertas em uma célula tumoral) para estimular o sistema imunológico. Injetando os antígenos na área atingida, o sistema imunológico produziria uma quantidade elevada de anticorpos ou de linfócitos T citotóxicos, também conhecidos como células T de defesa para atacar as células do câncer que carregam esse antígeno específico. Vários antígenos poderiam ser usados nesse tipo de vacina para variar a resposta do sistema imunológico.

A Vacciguard atribui aos derivados a razão da eficácia do novo sistema: “A maioria das vacinas atualmente utilizadas é baseada em um patógeno atenuado ou numa única proteína inteira de uma bactéria ou vírus”, explica o dr. Eitan. “Em vez de desenvolver uma vacina específica para cada linhagem, podemos ter alguns aminoácidos a partir do patógeno que é comum em todas as suas cepas e desenvolver uma vacina única que é eficaz contra todas as cepas do patógeno”, conclui.

Ainda é muito cedo para assegurar o sucesso da iniciativa, que certamente precisará de estudos clínicos de peso para suportar as afirmações que vêm sendo feitas, bem como da devida aprovação das ag6encias regulatórias como FDA. EMEA e Anvisa para poder ser disponibilizada nos EUA, Europa e Brasil. De qualquer forma, vale o registro, pela fresta de esperança que se abre sempre que uma empresa mostra seus esforços em potencializar as opções de tratamento e prevenção para doenças graves que tiram a vida de tantas pessoas ainda.

Nenhum comentário: