
Há vários estudos que demonstram que os meios de comunicação influenciam, sim, leitores e telespectadores, por serem receptores ativos, isto é, lêem uma reportagem ou assistem a telenovela e, a partir daí, produzem sentido a partir da associação do que é veiculado com o que trazem de costumes, valores e crenças dentro de si.
Sempre que um assunto polêmico, em especial relacionado a questões de saúde, entra em discussão em um veículo de comunicação, o esclarecimento, a conscientização, a quebra de estigma e a procura em relação àquele tema aumentam significativamente. A essa estratégia de comunicação, dá-se o nome de Marketing Social -- algo que a TV brasileira, em especial a Rede Globo, faz muito bem e com grande propriedade.
A mais nova aposta da emissora é a causa dos transtornos mentais e do quão importante é conhecer e vencer o precoceito que ainda reside na grande maioria da população contra a psiquiatria, os psiquiatras, as psicopatias e, principalmente, a esquizofrenia.
Em 2006, quando eu ainda trabalhava na área de Comunicação e Assuntos Corporativos da Bristol-Myers Squibb (que é um dos laboratórios farmacêuticos que mais investem em pesquisas na área da saúde mental), dei início a um projeto de Marketing Social em parceria com a Associação Brasileira de Psiquiatria, USP e Unifesp, para levar o tema esquizofrenia às telas da TV.
Todas essas instituições acreditam de fato na causa e desenvolvem trabalhos muito sérios acerca do tema saúde mental -- o que os credencia e os legitima como fazedores de marketing social.
Marketing social é a modalidade de ação institucional que visa atenuar ou eliminar os problemas sociais e as carências da sociedade relacionadas principalmentes às questões da saúde pública, educação, habitação, transportes e nutrição. É uma atividade que tem ganhado corpo nos últimos anos, na medida em que empresas e instituições se conscientizam da necessidade de comprometer-se definitivamente com a comunidade, em contrapartida ao apoio que esta lhes empresta.

Nenhum comentário:
Postar um comentário