sábado, 14 de março de 2009

Quimio à base de ciclofosfamida teve início hoje

Teve início hoje, às 13h35, o segundo ciclo de quimioterapia a que Lucca precisa ser submetido como fase preparatória para o transplante. Nessa nova fase, que terminará na próxima terça-feira, o medicamento utilizado é a ciclofosfamida -- um agente alquilante, bifuncional, que age interferindo no funcionamento normal do DNA por alquilação, além de provocar ligação cruzada dos seus filamentos. Segundos os estudos clínicos disponíveis, possivelmente ele também aja modificando as proteínas da célula-alvo, além de possuir potente atividade imunossupressora.

Durante os quatro dias de quimio à base de ciclofosfamida, serão sempre duas horas de infusão diária. Como reações adversas do uso desse quimioterápico, são esperados efeitos como náusea, vômito, dor de cabeça, rash cutâneo, congestão nasal, estomatite, disfunção cardíaca, toxicidade hepática, dentre outros.

Todos os cuidados preventivos, contudo, vêm sendo tomados, desde a internação do Lucca, para minimizar e até evitar o aparecimento desses sintomas.

A cerca de 15 minutos, a sessão de quimio terminou. Lucca reagiu bastante bem, sem apresentar indisposição até agora. Ao contrário: de novo, comeu um belo lanchão do McDonalds (cheeseburger, batatinha, Coca Zero e Nuggets com molho caipira) mesmo durante a infusão.

Nesse momento, está me pedindo pra desligar o computador rapidinho porque, segundo ele, vai me 'dar um banho' no jogo Cara a Cara! rs...

Nenhum comentário: